quinta-feira, 30 de maio de 2024

Hoje é outro dia!

 

"Quando abro cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova…"
(Mário Quintana)

(24/07/2023)

Já reparou como mudanças nos assustam? Em geral, criticamos a rotina e queremos eliminá-la, mas quando há possibilidades de mudanças, algumas delas assustam e, por vezes, travamos. Mas talvez isso aconteça porque a gente não percebe que, a cada novo dia, rotina e mudança estão diante de nós, como possibilidades que aguardam nossa escolha. O poeta percebe isso ao abrir sua janela a cada manhã: é o mesmo livro, mas com uma página nova.

Hoje, amanhã, rotina, mudanças: a Escritura também nos orienta quanto a esses assuntos. Em Mateus 6, Jesus nos ensina que não precisamos nos assoberbar com necessidades materiais nem mesmo com o dia de amanhã, pois o Pai cuida de nós. Basta a gente observar as aves do céu ou os lírios no campo para termos a certeza: Ele cuida de nós. Para nos ajudar a entender isso, Jesus nos revela seu grande amor por nós ao dizer que valemos muito mais do que animais ou plantas, pois somos suas filhas. Por mais que nos preocupemos, não conseguiremos acrescentar sequer uma hora à nossa vida. Ele cuida de nós.

Apesar, porém, de as mudanças e o amanhã estarem sujeitos à vontade de Deus, isso não quer dizer que devemos, então, cruzar os braços e aguardar a vida acontecer. Jesus nos convida a termos um posicionamento, buscando o reino de Deus e a Sua justiça acima de tudo. Quando conseguimos confiar nEle desse jeito, percebemos que o cuidado de Deus por nós nos provê todas as demais coisas.

Assim, pois, após exortar seus ouvintes a confiar no cuidado do Pai - cuidado que não tem falhas, erros ou descansos - o Mestre Jesus conclui seu ensino:

"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia" (Mateus 6.34).

O mesmo livro a que chamamos vida segue sendo escrito, cada novo dia com uma nova página - e em cada nova linha há o convite de Jesus para que, naquele dia, confiemos em Deus, busquemos Seu reino e Sua justiça e não nos preocupemos com as benesses ou desafios de cada dia.

Hoje é outro dia, mas o cuidado dEle para conosco é o mesmo. Será assim para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus conosco, Deus comigo.

 “E agora, José?” (Carlos Drummond de Andrade) Já se sentiu sozinha? Eu já e mais de uma vez. Dependendo da situação em que nos encontremos,...