quinta-feira, 30 de maio de 2024

O mais alto patamar de amizade

 

"A amizade é um amor que nunca morre".
(Mário Quintana)

(20/07/2023)

Hoje é 20 de julho, o dia do amigo, e logo de manhã me lembrei desse verso de Quintana. Fiquei pensando sobre essa afirmativa e questionando a veracidade dela. O que é um amigo, afinal? Que sentimento é este, a amizade?

Fui ao dicionário para checar, e o grosso livro retirado da estante me informou: amigo é aquele "que é ligado a outrem por afeição e afinidade"; "que oferece ajuda"; "pessoa unida a outra por amizade". A definição vocabular não fala de amor, como o poeta, mas de afeição, afinidade, auxílio e união, características cobiçadas, mas cada vez mais raras hoje em dia. Em tempos que se priorizam as amizades virtuais, cuja quantidade pode, inclusive, indicar se você deve ser seguido ou não, vale a pena aproveitar o embalo da comemoração do dia e pensar um pouco sobre o que é a amizade e qual o valor do amigo. Temos algumas fontes para isso: a poesia, o dicionário - mas sempre gosto de retornar ao Livro que é a origem de toda a sabedoria: a Escritura.

De fato, a Bíblia não deixa de fora o tema da amizade. Em Provérbios, vemos que a ajuda mútua é superior à auto-ajuda, pois o companheiro nos afia, nos prepara (Pv 27.17), além de amar em todo tempo (Pv 17.17) e nos encher de doçura quando nos aconselha (Pv 27.9). Daí sermos orientados a não abandonar nossos amigos, mesmo diante das adversidades (Pv 27.10) e, também, estimulados a manter a pureza da amizade sendo sinceros (Pv 27.5-6) e fiéis (Pv 20.6). Em Eclesiastes, aprendemos que amizade é cooperação - e não competição, por isso, quando dois caminham juntos, há apoio na jornada e sucesso nas empreitadas (Ec 4.9-10). A Bíblia também nos ensina sobre a preciosidade que há em buscar a Deus junto com amigos: Ele se faz presente se somos dois ou três (Mt 18.20), por isso esse encontro de comunhão é tão bom e agradável (Sl 133.1). O apóstolo Paulo nos ensina que amizade é dedicação, é prática do amor fraternal, é tributar honra ao amigo (Rm 12.10-11); é cuidar dos interesses do outro como se fossem os nossos (Fp 2.4), por isso é tão importante ser um amigo que leva os fardos do outro (Gl 6.2).

Mas o que mais me impressiona na Bíblia quando o tema é amizade é saber que Jesus me chama de amiga (Jo 15.15). Isso, sim, é amizade no mais alto patamar! Essa amizade, sim, é o amor que nunca morre! Ter a amizade de Jesus é ter a segurança de segui-lo porque conheço a sua voz e sou conhecida por Ele (Jo 10.27); é tê-lo sempre comigo (Mt 1.23; 28.20), lutando minhas batalhas (Jr 1.19) e dando a própria vida para me redimir (Jo 15.13). A amizade de Jesus me constrange a caminhar ao lado dEle, fazendo o que Ele manda (Jo 15.14), dando frutos para Seu reino (Jo 15.16). Jesus é o Grande Amigo e, como diz a letra da canção, "nEle a gente pode confiar".

Toda essa reflexão me fez lembrar de como é bom ter amigos. Por isso, aqui também agradeço a Deus por eles, que são verdadeiros amigos do céu, com quem posso contar nos dias maus.

Que Jesus nos permita ser amigos que amam aos amigos; mas que, sobretudo, que amemos nosso Amigo Jesus - o mais alto patamar de amizade - e o honremos através de nossas amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus conosco, Deus comigo.

 “E agora, José?” (Carlos Drummond de Andrade) Já se sentiu sozinha? Eu já e mais de uma vez. Dependendo da situação em que nos encontremos,...